Tags

, , , ,

A palavra “modéstia” tem várias definições, mas o que falamos aqui refere-se principalmente ao decoro na fala, pensamento, vestuário, costumes e comportamento.

Muitas vezes, esta palavra é referida como evitar a indecência no vestuário que pode despertar pensamentos e paixões dos outros, ou que pode ser ofensivo para outros, como em “vestuário indecente”.

Referências na Escritura:

  •  Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, imodéstia (1), idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! Gal 5,19-21
  • Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é modesto (2), tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. Fil 4,8
  • Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar. Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas modesto (3), pacífico, desinteressado; deve saber governar bem a sua casa, educar os seus filhos na obediência e na castidade. I Tim. 3,1-4
  • Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade. I Tim. 2,9-10
  • A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, modesta(4), conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento. Tg 3,17
  • Finalmente, tenham todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, misericórdia, modéstia, humildade. I Pe 3,8

 Ensinos da Igreja:

  •  “Aquele que possui o tesouro da modéstia cristã abomina todo pecado de impureza e imediatamente foge sempre que é tentado por suas seduções” (4). (Encíclica Sacra Virginitas, do Papa Pio XII, 1954)
  • “E nem vamos falar das danças exóticas e bárbaras recentemente importadas para os círculos da moda, uma mais chocante que a outra; não se pode imaginar nada mais adequado para banir todos os resquícios de modéstia.” (Carta Encíclica Sacra Propediem, do Papa Bento XV em 6 de janeiro de 1921, Ordem Terceira de São Francisco)
  • “No que diz respeito especialmente às Irmãs Terciárias, pedimos a elas por seus trajes e maneira de usá-los, para serem modelos de modéstia santa para outras senhoras e meninas, para que elas sejam plenamente convencidas de que a melhor maneira de serem úteis para a Igreja e para a sociedade é trabalhando para a melhoria da moral”. (Na Ordem Terceira de São Francisco, 1921)
  •  “Nós não podemos deixar de deplorar e reprovar aquelas obras de arte, recentemente introduzidas por alguns, que parecem ser uma distorção e perversão da verdadeira arte e que, por vezes abertamente repugnam o decoro, a modéstia e a devoção cristãs, e vergonhosamente ofendem o verdadeiro sentido religioso”.(Carta Encíclia Mediator Dei, Papa Pio XII, 1947)
  • “Já houve um tempo como o presente, quando uma menina teve de ser conquistada e treinada interiormente, de acordo com suas convicções e, por causa de Cristo e de uma vida virtuosa, permanecendo fiel a ambos, apesar de todas as tentações e obstáculos, começando com modéstia no vestuário e terminando com os problemas mais graves e angustiantes da vida? (Papa Pio XII no Counsel to Teaching Sisters (5), 1951)
  • Lamentamos, também, a destruição de pureza entre as mulheres e meninas como é evidenciado pelo aumento imodéstia das suas roupas e conversa e por sua participação em danças vergonhosas, que são feitos os pecados mais hediondos pela alardeando nos rostos das pessoas menos afortunadas do que eles do seu modo de vida luxuoso”. (Encíclica On the Peace of Christ in the Kingdom of Christ ), do Papa Pio XI, 1922 (6)
  • “Além disso, entre os fiéis há um aumento do descuido da disciplina eclesiástica, e das antigas instituições em que assenta toda a vida cristã, pela qual se rege a sociedade nacional, e a santidade do casamento é salvaguardada; a educação das crianças é completamente negligenciada, ou é depravada por agrados demasiado indulgentes, e a Igreja é ainda roubada do poder de dar aos jovens uma educação cristã; há um esquecimento triste da modéstia cristã, especialmente na vida e no vestuário das mulheres. (Encíclica Miserentissimus Redemptor, do Papa Pio XI, 1928)
  • “Apliquem-se estes princípios no tempo e lugar oportunos, segundo as normas da prudência cristã, em todas as escolas, nomeadamente no período mais delicado e decisivo da formação, qual é o da adolescência; e nos exercícios ginásticos e desportivos, com particular preferência à modéstia cristã na juventude feminina, à qual fica muito mal toda a exibição e publicidade”. (7) (Encíclica Divini Illius Magistri, do Papa Pio XI, 1929)
  • “Verdadeiramente horroriza-Nos a mente ao pensar nos gravíssimos perigos a que estão expostos a moral dos operários (principalmente os operários mais jovens) e a modéstia das mulheres e donzelas nas fábricas modernas”. (Encíclica Quadragésimo Anno, do Papa Pio XI, 1931)
  • “Sobre este assunto apelamos paternalmente aos Nossos queridos jovens, confiando que – desde que Nós falamos sobre entretenimento ao qual sua inocência pode ser exposta ao perigo – eles mantenham-se atentos em sua contenção e prudência cristã. Eles têm a séria obrigação de verificar e controlar a ansiedade natural e desenfreada de ver e ouvir tudo, e devem manter suas mentes livres de prazeres terrenos e imodestos e encaminhá-las para coisas mais elevadas. (Encíclica Miranda Prorsus, do Papa Pio XII, 1957)
  • “A partir desta fonte de novo são derivadas as modas imodestas de vestuário, que a mulher cristã nunca deve precisar se esforçar muito para abolir”. (Encíclica Ad Salutem, do Papa Pio XI, 1930)

  Resumo

 A Modéstia, que é tantas vezes esquecida, hoje, é fundamental para todos os católicos lembrarem e praticarem diariamente. Pondo o ensinamento da Igreja de lado, somente o Gálatas 5,19 (citado acima) mostra-nos que não podemos entrar no Reino dos Céus se vivermos imodestamente.

 

Notas da tradutora:
Usei boa parte da tradução das passagens bíblicas da Bíblia Ave Maria deixando no texto aquilo que se refere aos termos especificados no original e marcados com asteriscos explicativos.
O texto original, ao que percebi, foi escrito baseado na versão Douay-Rheims.
(1)Traduzido pela Bíblia Ave Maria como “libertinagem”.
(2)Traduzido pela Bíblia Ave Maria como “nobre”.
(3)Traduzido pela Bíblia Ave Maria como “condescendente”.
(4)Na tradução em língua portuguesa aparece assim: “A alma cristãmente pudica tem horror de qualquer pecado de impureza e retira-se ao primeiro assomo da sedução”.
(5) Não sei o que é o “Counsel to Teaching Sisters”.
(6) Só consegui o nome em inglês.
(7) Copiei o trecho da tradução existente em língua portuguesa na internet. Aqui.
Original aqui.
vida