Tags

, ,

Por MInTheGap

Traduzido por Andrea Patrícia

Pode ser que tenhamos “pais controladores” ou pode ser que nós vivamos em um lugar onde a modéstia é forçada, por alguma razão nós temos que ser modestos, isso é o que eu considero uma das mais fracas motivações para a modéstia e que irá desmoronar quando o ator externo não estiver mais presente.

Num outro dia ouvi uma conversa que estava acontecendo atrás de mim no trabalho. De repente falavam sobre o que seria usado em funerais de pessoas diferentes, e um dos homens lá disse que ele queria ser vestido com uma camiseta e jeans e ter um barril presente em seu funeral, porque foi assim que ele viveu a sua vida e ele não usaria um terno agora, e definitivamente não queria usar um terno então.

Regras externas

Nós temos diferentes influências em nossa vida:

• Na sociedade os lugares públicos ditam que partes do corpo têm que ser cobertas para evitar a exposição indecente e o que considera apropriado em locais diferentes.

• Seu local de trabalho pode ter um conjunto de regras que restringem ainda mais.

• O local de culto pode ter uma lista de coisas que eles aprovam que você vista.

• Seus pais (se você ainda vive em casa)  podem não deixá-lo sair de casa usando certas coisas.

Cada um desses conjuntos de regras que nos são impostas de fora são como o rapaz que quer vestir a camiseta com bermuda em vez do costumeiro terno e gravata.

Como a criança pequena que obedece a uma ordem enquanto reclama, há uma rebelião acontecendo dentro das pessoas. Elas não hesitarão em usar o que querem, e vão tentar empurrar as regras até o limite, o máximo que puderem, para ver até onde elas podem se safar.

Indústria da Moda

Isto é como você ter o biquíni que era algo que [quando foi lançado] mesmo modelos não usariam a algo que a maioria das mulheres sentem que têm de usar. Isto é como você ter uma indústria da moda fixada em mostrar pelo menos uma parte da anatomia feminina que já foi considerada como algo privado.

A indústria da moda apenas é tão modesta quando tem que ser, e eles estão constantemente tentando apelar para a rebelião interna que quer mostrar algo mais, ou que quer parecer “melhor” ou “mais atraente” do que outra pessoa.

A rebelião acontece de duas maneiras: contra a autoridade e contra os outros.

Contra a autoridade é a reação primordial, que é a base do pecado de Eva na Bíblia em comer o fruto para que ela pudesse ser como Deus.

Contra os outros é a competição pela atenção, que é a conseqüência de um desejo doentio de boa aparência. Eu estou escolhendo cuidadosamente as minhas palavras aqui, não estou dizendo que todo o desejo de boa aparência não é saudável, mas quando esse desejo cresce em querer atenção e parecer melhor do que qualquer outra pessoa, então você tem pecados de inveja e ciúme, o que não é bom! 

Uma palavra de advertência aos pais

Uma vez que este motivo é o mais fraco, você precisa entender que, enquanto o seu filho ou filha está na sua casa, você pode exigir a modéstia deles, mas essa demanda só pode levar à rebelião interna e rebelião tangível quando ele sair de casa. Estou convencido de que muitos dos estilos mais chocantes de hoje não são porque os pais permitiram a liberdade, mas porque as crianças se rebelaram porque disseram a elas para fazer algo apenas externamente.

Original em Is This Modest?